Especialistas alertam sobre os riscos de usar celular logo após acordar

Especialistas alertam sobre os riscos de usar celular logo após acordar
Especialistas alertam sobre os riscos de usar celular logo após acordar (Foto: Shane/Unsplash)

De acordo com um estudo da International Data Corporation, oitenta por cento dos entrevistados admitiu usar o celular nos primeiros 15 minutos após acordar.

+ Saiba tudo sobre os novos POCO X7 e POCO X7 Pro da Xiaomi
+ Empresa do TikTok planeja fechar aplicativo nos Estados Unidos, afirma jornal

Pode parecer inofensivo, mas uma pesquisa da KPMG sinalizou que esse hábito pode afetar o humor geral de uma pessoa ao longo do dia. “Para muitos, a enxurrada de informações, especialmente notícias negativas ou comparações com outras pessoas, pode contribuir para sentimentos de estresse ou ansiedade. Isso pode criar uma mentalidade negativa que se prolonga ao longo do dia.”

O que pode, por sua vez, levar a uma queda da produtividade, porque o tempo gasto na frente do celular poderia ter sido usado para estudar ou trabalhar. Além disso, o uso exagerado de redes sociais pode afetar a saúde mental, já que a “vida perfeita” que os usuários mostram no Instagram está longe da realidade, mas, inevitavelmente, geram comparações.

A rotina matinal também pode ser afetada por esse hábito, de acordo com a pesquisa. “Se a rolagem for a primeira coisa que você faz, isso pode atrasar atividades matinais importantes, como exercícios, meditação ou até mesmo tomar um café da manhã reforçado, o que poderia definir um tom mais produtivo para o dia.”

Para melhorar esse quadro, especialistas recomendam que você limite seu tempo de rolagem de tela para de 10 a 15 minutos, para que você possa focar apenas no que é importante, como se atualizar das notícias. Além disso, programe intervalos de rolagem ao longo do dia para que você possa verificar suas redes sociais em quantidades moderadas.

Foto e vídeo: Unsplash. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top